Imagem do Topo Ciberescola

Curso de Capacitação de Tutores em Educação a Distância (EAD) para o Curso de Especialização em Saúde Coletiva: concentração em Atenção Básica – Saúde da Família (EAD)

APRESENTAÇÃO:

O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e a Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio de Termo de Cooperação da UFBA com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), e com apoio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/MS), inicia processo seletivo para o preenchimento de 40 (quarenta) vagas de Tutores em Educação a Distância para atuarem no Curso de Especialização em Saúde Coletiva: concentração em Atenção Básica - Saúde da Família (EAD).

O curso de especialização terá uma carga horária de 374 horas e será desenvolvido na modalidade de EAD, no período de 12 meses. Dirige-se a médicos atuantes no âmbito da Atenção Primária à Saúde, para qualificar sua atuação nas Unidades de Saúde da Família no estado da Bahia, como parte das atividades do Programa Mais Médicos (PMM) neste estado. O PMM foi criado por meio da Medida Provisória n° 621, de 08 de julho de 2013, convertida na Lei n° 12.871/2013, e tem entre seus objetivos reduzir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o SUS e, consequentemente, contribuir na redução das desigualdades regionais na área da saúde, fortalecendo os serviços na atenção básica em saúde no país.

O CURSO DE TUTORES

O Curso de formação de tutores é uma etapa da seleção de Tutores em Educação a Distância (EAD) para o Curso de Especialização em Saúde Coletiva:  concentração em Atenção Básica – Saúde da Família (EAD). A inscrição para a seleção será de acordo com Edital disponível abaixo.

O curso de Formação de Tutores terá carga horária de 34 horas e visa capacitar 50 profissionais da área da saúde, preferencialmente médicos, para atuarem em tutoria de cursos a distância. Os 40 primeiros colocados na seleção serão convidados a atuar na condição de tutores no Curso de Especialização em Saúde Coletiva: concentração em Atenção Básica – Saúde da Família, na modalidade de Educação a Distância (EAD).

OBJETIVO GERAL:

Contribuir com o desenvolvimento de cursos a distância na área de Saúde Coletiva, através da formação para a tutoria online, utilizando o ambiente virtual Moodle.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Compreender as funcionalidades, possibilidades e limites dos dispositivos virtuais pedagógicos existentes no ambiente virtual Moodle;
● Perceber a importância da inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação, sob a perspectiva da mediação docente no processo ensino-
aprendizagem.

PROGRAMA:

1. Introdução à EAD
2. Mediação em ambientes virtuais de aprendizagem
3. Avaliação e acompanhamento online.

CORPO DOCENTE

PRODUTOS TÉCNICOS CIENTIFICOS

INSCRIÇÕES:

Poderão se inscrever na seleção de Tutores em Educação a Distância, profissionais da área da saúde, preferencialmente médicos, que tenham título de especialização, mestrado ou doutorado na área da saúde e que, preferivelmente, tenham experiência comprovada em trabalho na atenção básica e em tutoria de cursos a distância ou semipresenciais em saúde, em especial na atenção básica.

As inscrições para a seleção de Tutores são gratuitas e incluirão:

1. O preenchimento completo e o envio, exclusivamente via internet, do formulário de inscrição (ATENÇÃO: Inscrições Encerradas!).
  1. O envio para a Secretaria do Curso, por e-mail (cursomm@ufba.br), dos seguintes documentos em cópia eletrônica:

Declaração de Compromisso assinada e digitalizada (modelo disponível abaixo);

Curriculum Vitae, preferencialmente feito na Plataforma Lattes (disponível em http://lattes.cnpq.br);

Cópia eletrônica dos diplomas de cursos de graduação na área da saúde e pós graduação realizados;

Cópia eletrônica de documento de identidade com foto (RG ou Passaporte - no caso de ser estrangeiro);

Cópia eletrônica do CPF, caso não esteja registrado no documento de identidade;

●   Cópia eletrônica do histórico escolar;

●   Cópia eletrônica dos documentos comprobatórios dos itens do currículo referentes ao barema;

●   Cópia eletrônica de comprovante de quitação com a justiça eleitoral (para brasileiros);

●   Cópia eletrônica do documento de quitação com o serviço militar (para brasileiros do sexo masculino);

●   Cópia eletrônica do comprovante de endereço.

EDITAL:

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

O processo seletivo de Tutores em Educação a Distância incluirá as seguintes etapas:    Primeira etapa - análise curricular (eliminatória e classificatória).     Segunda etapa – participação com aproveitamento satisfatório no Curso de Extensão de Capacitação de Tutores em Educação a Distância (eliminatória e classificatória).

Maiores informações e barema disponíveis no Edital.

EQUIPE
EQUIPE: