Imagem do Topo Ciberescola

Curso de Extensão em Saúde Coletiva sobre Atenção Integral à Saúde de Pessoas com Doença Falciforme

APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO: 

No conjunto das pesquisas realizadas no Instituto de Saúde Coletiva enfocando a Doença Falciforme, foram evidenciadas situações sistemáticas de negligência, baixa implicação no cuidado por parte de profissionais de saúde e fragilidades na rede assistencial, que interferem diretamente no vínculo das pessoas com DF com os serviços de saúde. Deste modo, faz-se premente a realização de ações de educação permanente que reforcem o diálogo tão necessário entre a universidade e o serviço, no esforço de formar profissionais de saúde atentos aos princípios do SUS e comprometidos cuidado integral voltado às pessoas com doença falciforme. O curso observa alguns pressupostos básicos:

1) a decisão política de oferecer cuidados às necessidades de saúde de forma integral, equitativa e de boa qualidade;

2) a inserção no processo de reconstrução do modelo de atenção à saúde e das práticas sanitárias voltadas para efetivação do sistema único de saúde;

3) a importância da ativação de redes sócio-sanitárias para atenção e cuidado às pessoas com doença falciforme.

O grupo de educandos será composto de profissionais que atuam na atenção básica de saúde, seja na gestão ou nos cuidados, nos municípios do Brasil.

O curso de que trata este objeto será oferecido na modalidade de Educação Aberta e a Distância (EAD), aliando a necessidade de formação de recursos humanos para o SUS e a possibilidade de formação continuada de profissionais que estão no exercício de funções, em locais distantes dos grandes centros de formação do país.

 
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL: 

Oferecer subsídios para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos destinados à pessoas com Doença Falciforme e seus familiares, no âmbito da rede de atenção básica.

Sensibilizar profissionais da rede de atenção básica para o acolhimento e cuidado das pessoas com Doença Falciforme e seus familiares;

Oferecer subsídios para avançar na inclusão das pessoas com Doença Falciforme na rede de atenção básica de acordo com o documento “Doença Falciforme: Diretrizes Básicas da Linha de Cuidado” (BRASIL, 2015);

Fomentar parcerias entre as equipes de saúde e os movimentos sociais, bem como usuários e suas famílias, de acordo com a diretriz constitucional da participação social em saúde.

 
PROGRAMA
PROGRAMA: 

Aspectos clínicos da Doença Falciforme; Prevenção de agravos; Promoção da saúde; Auto-cuidado; Integralidade em saúde; Redes de atenção a saúde; Participação social em saúde; SUS.

 
CORPO DOCENTE
 
PRODUTOS TÉCNICOS CIENTIFICOS
PRODUTOS TÉCNICOS CIENTIFICOS: 

Como trata-se de um curso de extensão com 68 horas, os produtos serão relatórios pedagógicos e duas pesquisas, uma envolvendo o ambiente virtual e outra sobre os impactos da formação nos processos de trabnalho.

 
INSCRIÇÕES
INSCRIÇÕES: 

As inscrições de candidatos para o Curso de Extensão em Saúde Coletiva sobre Atenção Integral à Saúde de Pessoas com Doença Falciforme, para o período letivo de 2015, 2016 e 2017, deverão ser efetuadas segundo consta neste Edital e em orientações que se encontram na aba Edital(logo ao lado) e incluirão:

4.1.1 O preenchimento completo e o envio exclusivamente via internet, conforme se indica, do formulário de inscrição disponível.(Inscrições Aberta para o 7ª curso)

4.1.2 O envio para a Secretaria do Curso para o e-mail eaddoencafalciforme@ufba.br, em cópia eletrônica, dos documentos abaixo listados:

  1. Cópia do CPF e documento de identidade (RG);

  2. Cópia do diploma de graduação;

  3. Documento comprobatório de vínculo profissional em serviço de assistência à saúde ou gestão da atenção básica (declaração do gestor, contra cheque ou outro documento comprobatório);

  4. Termo de compromisso assinado pelo candidato comprometendo-se com a dedicação aos estudos e participação nas atividades (modelo disponível).

 
EDITAL
 
EQUIPE
EQUIPE: 

Clarice Mota – Coordenadora Geral

Liliana Santos – Vice-coordenadora

 
CONTATO
CONTATO: 

Universidade Federal da Bahia

Instituto de Saúde Coletiva

Rua Basílio da Gama, s/n, Canela, 40110-040, Salvador-BA

Telefone: (71) 3283-7443

e-mail: eaddoencafalciforme@ufba.br