Imagem do Topo Ciberescola

Mestrado Profissional

APRESENTAÇÃO

A realização do Mestrado Profissional deverá contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho do Ministério da Saúde – MS e para a educação permanente dos servidores deste Ministério. Mais especificamente, o Curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva com área de concentração em Avaliação de Tecnologias em Saúde com Ênfase em Avaliação de Impacto de Políticas e Programas de Saúde busca atender à demanda específica do Ministério da Saúde para preparar seus profissionais, que almejam aprimorar seus conhecimentos e promover a correta aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para avaliar o impacto das políticas e dos programas de saúde coletiva. Para tanto, o curso promoverá o desenvolvimento de competências relativas, em geral, ao campo da Saúde Coletiva e, em particular, à avaliação dos impactos sanitários, sociais e econômicos das políticas e dos programas de saúde, de modo o Ministério da Saúde no desempenho de suas atribuições institucionais. O curso ora apresentado será desenvolvido na modalidade meta presencial, a proposta se dirige a profissionais de nível superior que atuam no Ministério da Saúde.

O Curso atenderá as necessidades de capacitação de técnicos e gestores do Ministério da Saúde com atuação em todas as regiões e em todos os estados e também docentes e servidores técnico- administrativos da UFBA, contribuindo para o desenvolvimento institucional na área de avaliação de impacto de políticas públicas. Contribuirá ainda para o fortalecimento e institucionalização da avaliação de impacto de políticas, conforme define o Decreto federal nº 9.203/2017.

OBJETIVOS

Promover o desenvolvimento de competências relativas à avaliação de políticas e programas públicos, com foco nos seus impactos sanitários, sociais e econômicos, aprimorando a capacidade de aporte à tomada de decisão no processo de planejamento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

1. Contribuir para a compreensão do campo da avaliação de políticas e programas por gestores e profissionais de saúde, de modo que sejam capazes de distinguir os diferentes tipos de avaliação e suas possíveis aplicações;

2. Reconhecer os principais métodos e técnicas de avaliação de políticas e programas, incluindo a identificação das suas potencialidades e limitações;

3. Desenvolver a habilidade de elaborar e encomendar projetos e estudos avaliativos para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.

Bloco 1 Módulos básicos em Saúde Coletiva

Epidemiologia em saúde coletiva

Estado, Sociedade e Políticas de Saúde

Planejamento Programação em Saúde

Bloco 2 Avaliação de políticas e programas

Introdução à avaliação de políticas

Análise de situação e avaliação de processos

Avaliação de efeitos e de impacto (alternativas à aleatorização)

Bloco 3 Métodos e técnicas de avaliação de políticas e programas

Aleatorização e substitutos

Introdução à Econometria e Programação Computacional

CORPO DOCENTE

Carmen Fontes de Souza Teixeira - Doutora - ISC/UFBA

Dandara de Oliveira Ramos - Doutora - ISC/UFBA

Erika Santos Aragão (Coordenadora) - Doutora - ISC/UFBA

Jairnilson Silva Paim - Doutor - ISC/UFBA

Jane Mary de Medeiros Guimarães - Doutora - UFSB

Joilda Silva Nery - - Doutora - ISC/UFBA

Luís Eugênio Portela Fernandes de Souza (Coordenador) - Doutor - ISC/UFBA

Márcio Santos da Natividade (Vice-coordenador) - Doutor - ISC/UFBA

Monique Azevedo Esperidião - Doutora - ISC/UFBA

Marcos Pereira Santos - Doutor - ISC/UFBA

Vinicius de Araujo Mendes - Doutor - FCE/UFBA

INSCRIÇÕES

Será oferecido um total de 15 (quinze) VAGAS, sendo 2 (duas) vagas destinadas à comunidade da UFBA, atendendo ao Art. 7º da Resolução Nº 002/92 da UFBA.

Podem se inscrever neste curso candidatos que preencham os seguintes requisitos:

● Ser graduado em qualquer área de formação;

● Ser servidor efetivo do Ministério da Saúde;

● Estar em exercício no Ministério da Saúde em Brasília - DF;

● Não estar participando de nenhum programa de capacitação stricto ou lato sensu oferecido pelo Ministério da Saúde.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:  22 de março a 18 de maio de 2021

Maiores informações sobre as inscrições encontram-se no Edital em anexo

EQUIPE

Coordenação:

Prof. Luís Eugênio Portela Fernandes de Souza (Coordenador)  - Doutor - ISC/UFBA

Profa. Erika Santos Aragão (Coordenadora)  - Doutora - ISC/UFBA

Prof. Márcio Santos da Natividade (Vice-coordenador) - Doutor - ISC/UFBA