Imagem do Topo Janelas Abertas

exposições

Acesso a mostras virtuais do Centro Cultural do Ministério da Saúde:

 

A Saúde Bate à Porta

Resenha: 

Objetiva apresentar o conceito do Programa Saúde da Família (PSF) e seu impacto como uma estratégia para reestruturação da atenção básica à saúde da população.


Conferências Nacionais de Saúde: contribuições para a construção do SUS

Resenha: 

A trajetória das conferências, desde a primeira, em 1941, foi retratada em painéis, com fotos, textos e charges, que resgatam a memória da saúde pública. A iniciativa trouxe ainda homenagens a nomes representativos para a saúde no Brasil, como Sérgio Arouca e Zilda Arns.


I Festival Internacional de Humor em DST e Aids

Resenha: 

A mostra conta com 300 cartuns selecionados de trabalhos vindos de 50 países. É uma ação do Programa Nacional de DST e Aids. O humor é o mote para apresentar ao público um mosaico colorido e espontâneo das diferentes culturas do mundo e promover junto à sociedade o debate sobre a comunicação e a educação em saúde.


Imagens da Peste Branca: Memória da Tuberculose e Dengue

Resenha: 

Traz ao público o resultado das pesquisas desenvolvidas, traçando um panorama de duas doenças que persistem no cenário histórico da nação até os dias de hoje.


Memória da Loucura

Resenha: 

Resgata os últimos 150 anos de trajetória da psiquiatria no Brasil com elementos que compõem um panorama histórico dos tempos imperiais até a Reforma Psiquiátrica, mostrando as diversas formas de tratamento, as personalidades brasileiras mais relevantes na área e as principais correntes estrangeiras que influenciaram nossos psiquiatras.


Mercosul: Por Onde Passa a Saúde

Resenha: 

A Mostra fotográfica retrata os povos, cotidianos, esperanças e criatividade dos países integrantes do MERCOSUL, que busca afirmar uma política de integração no campo da saúde pública.


Mostra Cultural Vigilância Sanitária e Cidadania

Resenha: 

De forma lúdica, por meio de humor e interatividade, o intuito é mostrar o quanto a vigilância sanitária está presente no cotidiano das pessoas - nos produtos que consomem, nos serviços que freqüentam e no ambiente em que vivem - e o quanto sua falta pode resultar em problemas de saúde ou em eventos geralmente dolorosos.


Revista da Vacina

Resenha: 

A mostra especificamente, pretende lançar luz sobre os diversos ângulos que conformam a utilização da vacina como um instrumento de saúde pública e suas relações com o conhecimento científico e tecnológico, com a noção de cidadania e com as formas de organização espacial e de controle social.


Sociedade Viva - Violência e Saúde

Resenha: 

A Mostra Sociedade Viva - Violência e Saúde integra iniciativas e informações das organizações governamentais e da sociedade civil na efetivação de ações e políticas públicas voltadas à promoção da saúde, à humanização das cidades e à prevenção dos acidentes e violência.


SUS - A Saúde do Brasil

Resenha: 

A Exposição SUS: a Saúde do Brasil é um convite para conhecer a Política de Saúde do Brasil, instituída com a Constituição da República Federativa do Brasil, em 5 de outubro de 1988. A proposta é apresentar, com uma abordagem didática, lúdica e criativa, os aspectos mais essenciais da saúde no Brasil, e, ao fazê-lo, estimular a reflexão sobre o papel de cada um e consequentemente sobre a importância da participação social para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso País.