Imagem do Topo Navegar é preciso

Avaliação do Curso de Aperfeiçoamento de Instrutores/Multiplicadores do Treinamento em Sala de Vacinação

Esta pesquisa avalia o curso de aperfeiçoamento de instrutores/ multiplicadores do treinamento em sala de vacinação na modalidade EAD, realizado pela Net-Escola de Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Centro Colaborador do Ministério da Saúde - MS, no período de 2011-2012, cujo objetivo foi o aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e valores de profissionais, de preferência da área de enfermagem, para atuarem como instrutores/multiplicadores da capacitação de pessoal de nível médio que atua na sala de vacinação dos serviços de saúde. Este curso, de âmbito nacional, vislumbrou a possibilidade de integração da rede de escolas técnicas de saúde do SUS, fortalecendo a educação permanente em saúde e o acesso a informações em saúde, com a colaboração das Coordenações Estaduais do Programa Nacional de Imunização - PNI.

Diante da instituição de um processo de formação profissional em saúde, fez-se necessária a avaliação de suas ações pedagógicas, que dialogam com o campo da saúde e da educação, por meio de critérios e indicadores do processo pedagógico em si, do desempenho dos formandos e dos efeitos destas ações na prática de trabalho dos mesmos. Assim, importa verificar se os dispositivos pedagógicos selecionados e desenvolvidos para o Curso Aperfeiçoamento de Instrutores/Multiplicadores do Treinamento em Sala de Vacinação, na modalidade de educação à distância, possibilitam a capacitação de pessoal nas ações desenvolvidas na sala de vacinação.

Questão de Pesquisa

Em que medida os processos pedagógicos do Curso de Aperfeiçoamento de Instrutores/Multiplicadores do Treinamento em Sala de Vacinação, oferecidos na modalidade EAD, são suficientes para a qualificação do TSV realizado na modalidade presencial?

Objetivo Geral

Avaliar a adequação dos dispositivos pedagógicos utilizados no Curso de Aperfeiçoamento de Instrutores/Multiplicadores do Treinamento em Sala de Vacinação na modalidade de educação a distância, para sua efetividade.

Objetivos Específicos

1. Avaliar a suficiência dos dispositivos pedagógicos do Curso de Aperfeiçoamento de Instrutores Multiplicadores do TSV na modalidade EAD para o processo de mediação do conhecimento do TSV.

2. Analisar a adequação dos dispositivos pedagógicos do Curso de Aperfeiçoamento de Instrutores Multiplicadores do TSV na modalidade EAD para os processos de mediação do conhecimento do TSV.

3. Analisar a adequação dos dispositivos pedagógicos para propiciar o desenvolvimento de habilidades e atitudes favoráveis a multiplicação do TSV.

Pesquisadoras:

Jane Mary de Medeiros Guimarães