Projeto Net-Nut

O que é alimentação saudável? Você já pensou a respeito? Seja por excesso ou déficit alimentar, a má nutrição tem causado graves problemas de saúde. E por conta disso, a promoção desta prática é cada vez mais importante na sociedade contemporânea.

Com o intuito de mapear e facilitar o acesso a informações e conhecimentos sobre alimentação saudável, a Net-Escola, em parceria com a Escola de Nutrição da UFBA, desenvolveu o Projeto Net-Nut.

A partir de demandas informativas sobre práticas alimentares saudáveis, identificadas junto a 33 ONGs atuantes na área de saúde e filiadas à Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (ABONG), foram construídos mapas de navegação que abordam temáticas como Segurança Alimentar, Alimentação e Sociedade e Promoção da Saúde.

Através do estudo, foi possível conhecer um pouco das concepções vigentes nas entidades pesquisadas. Para as ONGs, uma alimentação saudável se relaciona a noções de variedade, equilíbrio e direito de acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficientes.

Além disso, foram citadas as seguintes dicas para se obter uma alimentação saudável: conhecer bem os alimentos e o corpo durante as diferentes fases da vida e a associação entre o prazer de comer e bons sentimentos.

Conheça o mapa Alimentação Saudável

Equipe do projeto Net-Nut

• Profa. Dra. Maria Ligia Rangel – Coordenadora e Pesquisadora do ISC/UFBA.
  • Profa. Dra.Iracema Veloso - Pesquisadora da ENUFBA.
  • Profa. Dra. Sandra Chaves – Pesquisadora da ENUFBA.
  • Andrea Lizabeth Gomes – Mestre em Nutrição Humana Aplicada, Pesquisadora.
  • Gabriela Lamego – Mestre em Saúde Comunitária, Pesquisadora.
  • Valquiria Agatte – Nutricionista, Pesquisadora.
  • Livia Santiago Machado – Iniciação Cientifica PIBIC.

Apoio: CNPq